Entrada / Respostas Sociais / Centro de Reabilitação e Formação Profissional – CRFP

Centro de Reabilitação e Formação Profissional – CRFP

IMG 0008
IMG 0013
IMG 4187
IMG 5992
Esta resposta social de CRFP da ASCUDT é uma estrutura que foi inaugurada dia 1 de junho de 2012, na cave do edifício da Sede da ASCUDT onde se pretende desenvolver ações de reabilitação e formação profissional para pessoas com deficiência e incapacidades.

Com este centro, a ASCUDT colmata as necessidades formativas e de reabilitação profissional reforçando as atividades das pessoas com deficiência através de uma sala de TIC, de uma oficina de cabeleireiro e manicure, oficina de artesanato, oficina de bordados e tapeçarias e uma oficina de jardinagem. Uma sala de formação e outra sala multiusos completam o investimento.
Estas áreas valorizam as competências formativas, pessoais e manuais das pessoas com deficiência, dando-lhes autoconfiança e contributo para a sua autossubsistência e para a sociedade, enriquecendo a sua participação no esforço da instituição. A utilidade do esforço das pessoas com deficiência e a possibilidade de participarem no esforço coletivo, pela sua intervenção pessoal, é reconhecido como de vital importância para a valorização da sua plena inclusão na sociedade.

Este novo equipamento, representou um investimento de cerca de 207.600 mil euros, dos quais 120 mil euros, foram financiados pela Fundação EDP; de 22.500 mil euros em equipamento móvel que foram financiados pelo IEFP, I.P. no âmbito da Medida de Apoio ao Investimento a Entidades de Reabilitação Profissional e da contribuição de 65.500 mil euros da Câmara Municipal de Bragança. Além deste apoio financeiro, a Autarquia realizou os arranjos exteriores de 2000m2 de jardim e horta da sede da ASCUDT.
Em paralelo, a ASCUDT efetuou diversas candidaturas no âmbito do POPH: Medida 2.2. – Cursos de Educação e Formação de Adultos; Medida 2.3. Formação modular Certificada; Medida 6.4. Qualidade dos Serviços e Organizações, das quais a maioria foram aprovadas, assim como o Centro de Recursos, no âmbito do IEFP, que irá garantir o acompanhamento aos destinatários, a sua adaptação/reintegração no mercado de trabalho.

Em março de 2012 iniciamos o processo de certificação do Centro de Reabilitação e Formação Profissional, como entidade formadora para poder ministrar cursos profissionais a pessoas com deficiência.
No ano de 2012, a ASCUDT foi também apoiada pela iniciativa "Ajude quem Ajuda" promovida pelos colaboradores da PT no âmbito da melhoria e requalificação das salas e equipamentos do Centro de Atividades Ocupacionais da ASCUDT.
A 6 de agosto de 2014, a ASCUDT foi certificada como entidade formadora, nas seguintes áreas de formação: ciências informáticas; informática na ótica do utilizador; produção agrícola e animal; saúde - programas não classificados noutra área de formação; trabalho social e orientação.

Entrada / Respostas Sociais / Centro de Reabilitação e Formação Profissional – CRFP